Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

Distúrbios Alimentares na Adolescência



Total de visitas: 181470
Colesterol

O COLESTEROL

As gorduras do sangue, os lípidos, são compostos pelo colesterol, o HDL (chamado bom colesterol), o LDL (chamado mal colesterol).



Pela Associação Médica Americana, sabe-se que o nível normal de colesterol se situe abaixo de 200mg e que o HDL Colesterol esteja acima de 35mg%.

Dados da tabela do Massachusetts General Hospital de Boston

Colesterol Total:

Menos de 29 anos - abaixo de 200mg%.
Entre os 30 e 39 anos - abaixo de 225 mg%.
Entre 40 e 49 anos - abaixo de 245mg%.
Acima dos 50 anos - abaixo de 265 mg%.

Valores normais para o HDL Colesterol:

Homens - de 30mg% a 70mg%.
Mulheres - de 30mg% a 90mg%.

Para o LDL Colesterol:

Homens e mulheres - de 50mg% a 190mg%.

Colesterol

Se for abaixo de 200mg% e HDL Colesterol superior a 34mg%, é aconselhável prevenir doenças cardiovasculares.
Se for abaixo de 200 mg% e HDL Colesterol superior a 35 mg%, controlar o LDL Colesterol e outros factores de risco, aumentar a actividade física.
Se for entre 200mg% e 239mg% e HDL Colesterol acima de 34 mg%, há um factor de risco com provável doença cardiovascular. É necessário uma dieta, ou correcção dos hábitos alimentares, com a prática de exercício físico.
Se for de 200mg% a 239mg% e HDL Colesterol abaixo de 35mg%, duplicam os factores de risco para a saúde cardiovascular, mesmo abaixo de 200mg% com algum outro factor de risco. É aconselhável verificar o LDL Colesterol, corrigir a sua dieta e aumentar a prática de actividade física.
Se for acima de 240mg%, é grande o risco de doença cardiovascular, aumentando se associado a factores de risco.

* Em todos esses casos deve-se consultar um médico para verificar-se todos os níveis de colesterol.

Conselho útil:

Eis uma forma fácil de se lembrar dos valores, sempre que fizer análises ao colesterol:
O que se pretende é que o HDL - colesterol seja "elevado" e o LDL-colesterol seja "baixo".

Então o que é que se consideram níveis "elevados" ou "baixos" de colesterol?



Colesterol Parte II - O Bom e o Mau Colesterol

« O colesterol é uma gordura e, como a gordura não se dissolve na água (o plasma é constituído quase 100% por água), o organismo associa-lhe uma proteína que seja solúvel na água. Desse conjunto surge a, - Lipoproteína.

A lipoproteína pode ter baixa densidade (low density lipoprotein - LDL), o chamado mau colesterol, ou alta densidade (high density lipoprotein - HDL, o bom colesterol.



O que se introduz e se deposita dabaixo do endotélio vascular - película que reveste o interior da artérias - é o LDL ou mau colesterol. As gorduras aí acumuladas deformam o interior da artéria e ocupam o espaço intravascular, que é necessário á circulação sanguínea regular.

Como consequência há obstrução da artéria, criam-se fissuras no seu interior e alterações na dinâmica circulatória, por causa de formarem-se pequenos êmbolos.


Sabia que uma em cada cinco pessoas tem colesterol elevado?
Qualquer pessoa poderá tê-lo, seja activa ou magra, nova ou velha.

O valor normal do colesterol por dl de sangue é de 190mg%.
Se o seu nível de colesterol é superior a 190mg%, significa que tem um risco elevado de doença cardíaca.

Com os hábitos alimentares e com a inactividade física que há hoje em dia, de uma forma mais ou menos marcada, é fácil encontrar em populações jovens valores bem acima de 190mg% por dl de sangue.

As populações jovens, contrário ás populações idosas, são mais sedentárias e têm uma vida stressante, agitada, comum nos meios urbanos, além do que há inactividade física e ócio. Entretêm -se com TV, Rádio, DVD, Internet e deslocam-se de automóvel e outros meios de transporte.


FACTO:
O colesterol elevado é um dos mais importantes factores de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas.



A verdade é que os níveis de colesterol elevado podem conduzir a problemas, tais como:

- Doenças cardiovasculares; ataques cardíacos e as tromboses cerebrais (AVC) e arteriosclerose.
- Uma morte cada 33 segundos.

O que é o colesterol?




O colesterol é uma substância semelhante à gordura que é transportada pelo sangue para todas as células do organismo. O organismo necessita de colesterol para o desenvolvimento das paredes celulares, bem como para o desempenho de outras das suas funções importantes.

Fonte do Colesterol:

- Organismo;
- Alimentos ingeridos.
O fígado produz a maior quantidade de colesterol que precisa o nosso organismo.

Alguns dos alimentos que se consomem, fornecem quantidades adicionais de colesterol. O colesterol retirado da alimentação encontra-se em produtos de origem animal, tais como:

- As carnes, o leite gordo, o queijo, a manteiga e os ovos.

Por isso, determinadas quantidades de colesterol no sangue são essenciais à saúde, mas quantidades demasiado elevadas serão prejudiciais.

Continuamente, o colesterol em excesso depositar-se-á nas paredes arteriais, contribuindo para formação de placas, o que provoca o estreitamento das artérias e diminui o afluxo de sangue ao coração. Daí advém o risco de ataque cardíaco.

Há muitas razões para os níveis elevados de colesterol, por exemplo; a dieta alimentar e os antecedentes familiares. A obesidade e outras doenças como a diabetes podem igualmente contribuir para níveis elevados de colesterol.

Os indivíduos com risco absoluto, menos de 20% podem ser tratados através da implementação de normas dietéticas cujo objectivo principal é também atingir os valores considerados desejáveis.

Causas Para o Colesterol Elevado

Mitos associados ao colesterol:

- "Apenas as pessoas com excesso de peso é que têm o colesterol elevado", ou;
- "Eu como alimentos saudáveis, por isso não preciso de me preocupar com o colesterol."

É tempo de saber a verdade.

Qualquer pessoa pode ter o colesterol elevado mesmo que seja uma pessoa activa ou magra, jovem ou idosa. E, podendo fazer parte do seu código genético, mesmo que se tenha uma alimentação correcta e se exercite, precisará de ajuda para o controlar o colesterol elevado.


Alimentação

Evitar os alimentos que contêm gorduras saturadas (gorduras frequentes em produtos de origem animal) e colesterol, que se encontra apenas em produtos de origem animal.

Peso

O excesso de peso tende a provocar o aumento dos níveis de colesterol. Fazer um teste para saber qual é o seu peso ideal.


Exercício

A actividade física regulado por um médico previne um aumento dos níveis de LDL -colesterol, o chamado "mau" colesterol e da diminuição dos níveis de HDL- colesterol, o chamado "bom" colesterol.

Hereditariedade

Os genes podem determinar a quantidade de colesterol que um organismo produz, podendo ser o colesterol elevado uma herança de família.

Idade e Sexo

Por volta dos 20 anos, os níveis de colesterol total aumentarão, tanto nas mulheres como nos homens. Antes de atingirem a idade da menopausa (45-55 anos) as mulheres apresentam níveis de colesterol inferiores aos de homens com a mesma idade. Após a menopausa, os dois níveis de colesterol das mulheres tendem a aumentar.
Surgindo riscos de desenvolver doenças cardíacas.




Directrizes da Sociedade Portuguesa de Arteriosclerose

Na prática são aceites como favoráveis como objectivos terapêuticos a considerar, os seguintes valores lipídicos:

Colesterol total < 190 mg/dl
LDL-C < 115 mg/dl
Triglicéridos < 180 mg/dl (com excepção dos diabéticos e dos obesos, em que se pretendem valores < 150 mg/dl)
HDL-C > 45 mg/dl
Colesterol total/HDL-C (índice aterogénico) < 5

A avaliação do perfil dos lípidos baseia-se no cálculo do perfil global de risco, com um primeiro cálculo do risco absoluto aos 10 anos.
Os indivíduos com arteriosclerose em qualquer zona vascular e os indivíduos assintomáticos com risco absoluto global ³ 20% devem ser abordados de forma mais intensiva para que, com a dieta e fármacos hipolipemiantes, se atinjam os objectivos definidos como os mais adequados (COL < 190 mg/dl e LDL-C < 115 mg/dl).

O que é o índice aterogénico?

O índice aterogénico = Colesterol total

HDL- colesterol

Com os resultados de uma análise do colesterol, o médico poderá indicar-lhe o seu índice aterogénico, que calcula -se dividindo; o colesterol total pelo HDL- colesterol; o valor, ideal, é < 5.

Recomenda-se que cada valor seja conhecido em separado.
Criar um Site Grátis   |